Florbela Costa, engenheira da maxon SpaceLab
Engenheira portuguesa responsável pelos motores DC que controlam o Swashplate do helicóptero Ingenuity para o primeiro voo em Marte.
Florbela Costa, engenheira da maxon SpaceLab, formada pela UBI em engenharia aeronáutica em Portugal participa no desenvolvimento de motores DC utilizados no helicóptero Ingenuity para o primeiro voo em Marte.
A maxon está envolvida em projectos relacionados com a exploração de Marte desde 1997. O departamento SpaceLab da maxon trabalha em cooperação com o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA no projecto Perseverance, o quinto rover da NASA no Planeta Vermelho, o qual também transporta o helicóptero solar Ingenuity, tendo aterrado com sucesso no passado dia 18 de Fevereiro.
Existem neste momento mais de 100 motores maxon em Marte. Como na maioria das missões anteriores, os motores utilizados nesta missão são motores DC presentes no nosso catálogo, em versões com escovas e sem escovas, que foram modificados pelos engenheiros da maxon para que possam executar as tarefas críticas da missão e, claro, suportar as condições extremas tanto da viagem como também da atmosfera marciana.
O departamento SpaceLab da maxon assegura assim que estes motores satisfazem padrões de qualidade extremamente elevados e são capazes de trabalhar em condições particularmente duras. Toda esta nova tecnologia, que é desenvolvida para aplicações espaciais, é posteriormente utilizada como know-how em toda a gama de productos da maxon.
Esperamos ansiosamente o primeiro voo em marte que dependendo das condições atmosféricas, é esperado a partir do 8 de Abril, tendo a certeza que será um êxito histórico.
Pode encontrar mais acerca de missão do helicóptero Ingenuity e do trabalho da Florbela Costa, engenheira da maxon SpaceLab em: